Procon orienta como evitar ser enganado nesta Black Friday
Com a chegada do mês de novembro, chega também a Black Friday, época do ano em que lojas de varejo oferecem promoções e desconto sobre seus produtos.
Infelizmente, além dos descontos também é comum um grande volume de golpes, por meio de pessoas que se aproveitam da data para se dar bem em cima de consumidores mais desavisados. Por isso, é importante estar atento e bem informado para poder fazer sua comprar de forma segura.
Esse ano, a Black Friday está programada para acontecer no dia 29 de novembro, contudo, muitas lojas têm o costume de fazer esquentas — quando oferecem descontos antes do dia da Black Friday de fato.
Nicodemos Sobrinho, secretário-adjunto do Procon de João Pessoa, recomenda ao consumidor ficar atento aos preços dos produtos e preparar uma lista com os itens que pretende comprar, analisando seus preços, antes do dia da Black Friday em si. “É dessa forma que o consumidor consegue perceber quais empresas estão realmente oferecendo descontos vantajosos”, conta.
Sobrinho também alerta para o fato de que alguns varejos podem aumentar o preço dos produtos pouco antes da Black Friday, para que no dia da promoção elas possam vender o mesmo pelo preço normal, alegando que está com desconto e enganando os consumidores. Outro golpe comum.
Segurança online e como evitar cair em golpes
Além das práticas de má-fé por parte de algumas lojas, quem pretende comprar algo nessa Black Friday deve ficar atento a fraudadores e golpistas.
O especialista orienta a desconfiar de valores muito abaixo do preço de mercado, promoções que pareçam ser vantajosas demais ou que ofereçam benefícios exagerados. Ele ainda diz para ter atenção redobrada às ofertas que chegam por redes sociais e e-mail, em especial de empresas desconhecidas.
A orientação é sempre verificar se o site onde será feita a compra é realmente confiável. Verifique a URL do site e veja a avaliação de outros compradores, afastando a possibilidade de golpe.
Caso receba ofertas por e-mail, evite clicar nos links. Caso for fazer suas comprar pela internet, sempre acesse o site digitando o endereço no seu navegador.
O Procon explicou que grandes empresas dificilmente utilizam e-mails com extensões como @gmail.com ou @hotmail.com, portanto, vale observar isso para evitar golpes.
Caso queira ter uma segurança a mais, é possível verificar o nome da empresa, endereço e canais de contato antes de concluir uma compra.