A revolta contra a falta de pudor dos deputados que aprovaram a PEC da Bandidagem foi a motivação que faltava para empurrar a esquerda para as ruas. As manifestações deste domingo (21) atraíram um público surpreendente em 24 capitais do país.
Pesquisadores da USP calculam que no ato da Avenida Paulista, em São Paulo, teve 42,4 mil participantes e em Copacabana, no Rio, compareceram 41,8 mil pessoas. Brasília, Belo Horizonte, Salvador e outras cidades também tiveram grande público.
Na comparação às manifestações bolsonaristas, a esquerda leva ampla vantagem, já que a direita tem concentrado suas mobilizações em São Paulo e Rio. Nos atos deste domingo, Houve grande adesão em 24 capitais brasileiras.
Outra diferença em relação às convocações da extrema direita foi o clima de alegria em que os participantes expressaram sua rejeição à PEC da Bandidagem e ao projeto de anistia. Em várias cidades, como Salvador, Natal e Fortaleza, a manifestação teve jeito de Carnaval.
Um dos destaques da mobilização da esquerda foi o grande número de manifestantes que usaram camisas amarelas da seleção brasileira, resgatando um símbolo que o bolsonarismo tinha sequestrado.
Também nas redes sociais as pesquisas mostram que as menções positivas às manifestações de ontem superaram em muito as negativas.
Depois de muito tempo de inércia, a esquerda voltou para a rua em grande estilo.
Sem dúvida, o jogo virou.
Veja imagens dos atos pelo país:
Rio de Janeiro
Espírito Santo
Paraíba
Rio Grande do Norte
Ceará
Minas Gerais
Santa Catarina
Bahia
Pará