Itamaraty afirma que não foi informado a respeito de qualquer medida relativa a suspensões de vistos para o Brasil
O governo de Donald Trump suspendeu a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A medida foi confirmada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, que informou, em publicação na rede X, que o processamento de vistos será interrompido para países cujos imigrantes, segundo o governo americano, recebem benefícios sociais em níveis considerados “inaceitáveis”.
O congelamento, afirmou o órgão, permanecerá em vigor até que os EUA assegurem que novos imigrantes não representem custos ao contribuinte americano.
Na mesma publicação, o Departamento de Estado afirmou que a suspensão atinge dezenas de países — entre eles Somália, Haiti, Irã e Eritreia — cujos imigrantes, segundo o governo americano, “frequentemente se tornam um encargo público” ao chegar aos Estados Unidos.
“Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais explorada. O governo Trump sempre colocará os Estados Unidos em primeiro lugar”, diz o texto.
O Itamaraty afirmou que não foi informado a respeito de qualquer medida relativa a suspensões de vistos para o Brasil.
A medida do governo Trump teria como objetivo barrar a entrada de solicitantes que, segundo o governo, poderiam se tornar dependentes de assistência social ou representar um custo para serviços públicos americanos.
Segundo um integrante do governo Trump, os EUA podem fazer uma análise a respeito da quantidade de brasileiros que recebem benefícios sociais no país para, a partir disso, tomar uma decisão relativa à revisão da emissão de vistos.
Vistos revogados pelo governo dos EUA
Na segunda (12), o Departamento de Estado anunciou que revogou mais de 100 mil vistos desde que o presidente Donald Trump voltou à Casa Branca em janeiro do ano passado. O governo Trump tem feito uma repressão a imigrantes, com batidas de agentes sem identificação em cidades por todo país e a deportação até mesmo de pessoas com vistos válidos. Os EUA também adotaram uma política mais rigorosa na concessão de vistos, com verificação de redes sociais e triagem expandida dos candidatos.
“O Departamento de Estado já revogou mais de 100 mil vistos, incluindo cerca de 8.000 vistos de estudantes e 2.500 vistos especializados para indivíduos abordados por forças de segurança dos EUA por atividade criminosa. Continuaremos a deportar esses bandidos para manter a América segura”, disse o departamento em uma publicação no X.
