Arquivos de Epstein expõem rede global de poder, influência e silêncio - .

Pacatuba Em Foco

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Arquivos de Epstein expõem rede global de poder, influência e silêncio

Novos documentos reacendem o debate sobre responsabilidade moral das elites que conviveram com o financista condenado

Tatiane Correia

A liberação de milhões de documentos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos reacende uma das questões mais sensíveis do caso Jeffrey Epstein: até que ponto figuras poderosas que circularam em seu entorno podem alegar desconhecimento sobre seus crimes.

Segundo a CNN norte-americana, os documentos divulgados ampliam o foco para além do financiamento ilícito e da rede de tráfico sexual que levou Epstein à prisão, revelando a dimensão de seu papel como articulador social, político e econômico de uma elite global formada por presidentes, membros da realeza, empresários, financistas e celebridades.

Embora a convivência social com Epstein, por si só, não configure crime, os documentos indicam que muitos de seus contatos mantiveram relações próximas mesmo após sua condenação em 2008 por crimes sexuais envolvendo menores – o que levanta dúvidas sobre uma “cegueira deliberada” por parte de indivíduos altamente informados e influentes.

O material também reforça a hipótese de que Epstein utilizava sua rede de relacionamentos como ativo central para ampliar sua fortuna, atuando como intermediário entre interesses políticos, financeiros e diplomáticos. Trocas de e-mails com empresários do setor tecnológico, como Elon Musk, e relações com figuras centrais da política internacional ajudam a sustentar essa leitura.

Entretanto, a repercussão tende a se diluir nos EUA por conta da polarização política: o presidente norte-americano Donald Trump tem tentado reduzir o alcance do tema, ao mesmo tempo em que o utiliza para reforçar seu discurso de que o país é governado por uma elite moralmente corrupta.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Pacatuba Em Foco - 2026