Cuba recebe 800 toneladas de ajuda humanitária do México - .

Pacatuba Em Foco

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Cuba recebe 800 toneladas de ajuda humanitária do México

Presidente cubano agradeceu apoio mexicano frente ao bloqueio energético dos EUA à ilha, ressaltando 'solidariedade, amizade e respeito' entre os países

Dois navios transportando um total de 800 toneladas de ajuda humanitária do México chegaram a Cuba, como parte do fortalecimento dos laços de solidariedade entre os dois governos diante da complexa situação em Cuba. Afirmou o presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez via X nesta sexta-feira (13/02).

A remessa foi recebida na tarde de quinta-feira (12/02) pela Ministra do Comércio Interno, Betsy Díaz Velázquez, que agradeceu à Presidente Claudia Sheinbaum pelo seu apoio, destacando a sua defesa da ilha apesar do endurecimento das políticas restritivas contra ela.

Díaz explicou que a ajuda inclui produtos alimentícios e suprimentos de higiene, que serão distribuídos em vários locais do país. O navio Papaloapan transportou aproximadamente 536 toneladas de mercadorias, incluindo leite, carne, biscoitos, feijão, arroz, atum, sardinha e óleo vegetal, além de itens de higiene pessoal.

Entretanto, o navio Isla Holbox transportou aproximadamente 277 toneladas de leite em pó, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do México, que coordenou a operação com as autoridades cubanas.

Durante a cerimônia de recepção, Díaz Velázquez declarou: “Num momento em que estamos superando dificuldades, em que as medidas impostas pelo governo dos Estados Unidos se intensificam e a tentativa de nos sufocar se torna mais aguda, isso é ainda mais apreciado”, referindo-se ao impacto do bloqueio estadunidense.

O México tem expressado repetidamente seu apoio à soberania de Cuba, rejeitando políticas que violem esse princípio e promovam hostilidade contra a ilha.

Nesse contexto, também foi lembrado que um processo de investigação foi recentemente instaurado contra a comissária de direitos humanos Rosa María Payá por seus encontros com grupos de direita no México, um ato que foi descrito como contrário ao espírito de cooperação e respeito entre as nações.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Pacatuba Em Foco - 2026