Decisão de Moraes pode levar Justiça ao coração do bolsonarismo - .
Pacatuba Em Foco

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Decisão de Moraes pode levar Justiça ao coração do bolsonarismo

Foto: Divulgação/TSE
Ministro do STF autoriza quebra de sigilo telefônico e de dados de todas as pessoas envolvidas com oito bolsonaristas investigados

Por Tatiane Correia

Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode levar as investigações sobre atos antidemocráticos a dimensões consideráveis.

Segundo o jornalista Rodrigo Rangel, do site Metropoles, Moraes autorizou a quebra de sigilo e de dados de oito bolsonaristas, alguns deles inclusive políticos com mandato vigente.

Porém, a medida dá poder aos agentes da Polícia Federal para quebrar o sigilo de todas as pessoas que mantiveram contato com os investigados.

Desta forma, o número de alvos da operação aumenta de forma expressiva, e pode levar às mãos de Moraes uma série de informações da alta cúpula do bolsonarismo, até mesmo ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão não só envolve a quebra de sigilo telefônico, como também a quebra dos dados telemáticos dos aparelhos celulares e viabiliza o acesso aos dados armazenados em servidores de e-mail, em aplicativos de mensagens e até mesmo a localização das antenas de telefonia celular usadas pelos investigados e pelas pessoas que mantiveram contato com os mesmos.

Existe a expectativa de que o trabalho ajude a desenhar a organização dos atos antidemocráticos, e descobrir se os ataques obedeciam a uma ordem vinda do topo da República.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial