Quem são os astronautas que estão “presos” no espaço desde o último dia 5

Por Jessica Alexandrino

Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, programados para retornar à Terra em 12 de junho, enfrentam atrasos consecutivos que adiaram indefinidamente sua volta. Ambos estão atualmente “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS).

Wilmore e Williams foram lançados à ISS em 5 de junho, a bordo da nave Starliner da Boeing, em uma missão inicialmente planejada para 8 dias. No entanto, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio complicaram o cronograma, segundo informações da NASA. De acordo com o g1, autoridades da NASA indicam que a nave Starliner pode permanecer acoplada à ISS por até 45 dias.

Barry Wilmore, 61 anos, oriundo de Mount Juliet, Tennessee (EUA), é um capitão aposentado da Marinha americana. Ele acumula 178 dias no espaço ao longo de sua carreira, com 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões. O profissional participou de operações militares no Iraque e na Bósnia, além de três missões na ISS, incluindo a Expedição 41 em 2014.

Suni Williams, 58 anos, astronauta da NASA desde 1998, é conhecida por suas duas missões espaciais e por ter a segunda maior quantidade de tempo em caminhadas espaciais entre as astronautas mulheres, totalizando 50 horas e 40 minutos. Com mais de 3 mil horas de voo e experiência no laboratório submarino Aquarius da NASA, Williams tem um extenso histórico que inclui missões no Mediterrâneo, Mar Vermelho e Golfo Pérsico.

Ambos os astronautas têm famílias e uma longa trajetória dedicada à exploração espacial.