Príncipe do futebol e ídolo lusitano: morre Ivair aos 79 anos - .
Pacatuba Em Foco

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Príncipe do futebol e ídolo lusitano: morre Ivair aos 79 anos

A Portuguesa divulgou uma nota na manhã desta quinta-feira (15) no qual confirmou o falecimento do ex-jogador Ivair

Foto: Divulgação
O ex-atacante Ivair, o Príncipe do Futebol faleceu nesta quinta-feira (15), aos 79 anos. A Portuguesa confirmou o falecimento do ex-jogador, um dos principais ídolos da história lusitana, que passou a receber homenagens de torcedores, jornalistas e jogadores. A causa da morte não foi revelada.

“Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações”, afirmou a Rubro-Verde.

O atacante recebeu a alcunha de “Príncipe” após uma partida em que enfrentou o Rei Pelé (1940-2022). Em 1963, a Lusa venceu o Alvinegro, por 3 a 2, com dois gols de Ivair pela Portuguesa, contra os dois gols feitos por Pelé. Após o jogo, o atleta santista entregou a sua camisa, costume esse que não existia na época e declarou:

“Na minha opinião, você amanhã pode ser o príncipe do futebol”, afirmou, na ocasião.

No momento estavam presentes os cronistas Orlando Duarte e Eli Coimbra, que ouviram a declaração. No dia seguinte, a notícia ganhou a capa dos jornais da época e gerou a alcunha que levou o jogador até os dias atuais.

O centroavante também ganhou um documentário, dirigido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, que explora a vida do craque Ivair Ferreira. “Ivair – O Príncipe do Futebol” conta a história do atleta revelado nas categorias de base da Lusa e grande ídolo do tradicional time paulista.

Ivair atuou pela Portuguesa em duas passagens: entre 1957 a 1969 e em 1981, onde fez apenas um jogo, já veterano. Ao todo, esteve em campo em 307 jogos, marcou 103 gols e soma 127 vitórias, 84 empates e 96 derrotas.

Além disso, quase disputou a Copa do Mundo de 1966, tendo seu nome convocado entre os 45 jogadores de Feola na preparação do Mundial da Inglaterra, mas acabou dispensado. Além da Lusa, defendeu também as cores de Corinthians e Fluminense.

Coroado no Canindé

Antes da bola rolar para Portuguesa e União Suzano, que terminou com triunfo da Lusa por 4 a 1, no dia 6 de julho, no Canindé, a equipe rubro-verde fez uma homenagem ao ex-jogador. O príncipe do futebol foi coroado no gramado do Canindé.

Além disso, durante toda a disputa da Copa Paulista, a camisa dos atletas conta com um emblema homenageando o ídolo lusitano. Na ocasião, o ex-jogador da Lusa exaltou a homenagem e teceu elogios para o clube do Canindé.

“Eu agradeço muito o que a Portuguesa fez por mim e para a minha família toda. Eu estou aqui porque torço e gosto da Portuguesa. O meu muito obrigado ao Rei (Pelé) e a todos da Lusa”, afirmou, em entrevista à Lusa TV.

Modelo por um dia

Ivair também fez parte da campanha do lançamento da terceira camisa da Portuguesa, em parceria com a Joma. A Rubro-Verde lançou a camisa, chamada “RACISMO NÃO”, com o objetivo de gerar o questionamento e combater este tipo de atitude, que é crime. Além de Ivair, outros ídolos da história lusitana que participaram da campanha foram Badeco e Tico.

O velório acontece nesta quinta-feira (15), às 12h, na avenida Pacaembu, 1254. Por sua vez, o sepultamento acontece no cemitério da Lapa, às 17h.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial