Jovem negra enfrenta ataques racistas após ser eleita Miss Santa Catarina 2025

Pietra Travassos foi coroada em Criciúma e seguirá para a competição nacional; apesar dos ataques, ela recebeu apoio massivo nas redes


Pietra Travassos, 18 anos, foi coroada Miss Santa Catarina 2025 na última sexta-feira (17), em Criciúma. Natural de Siderópolis, no Sul do estado, a jovem conquistou o título com honra e graciosidade, mas precisou enfrentar onda de ataques racistas nas redes sociais, que questionaram sua eleição em detrimento de outras candidatas brancas.

Pietra é estudante do 3º ano do ensino médio e mora com a mãe e a irmã no município de pouco mais de 13 mil habitantes. Segundo a administração municipal, a ideia de participar do concurso surgiu após Pietra se destacar em outro concurso da escola.

Apesar da hostilidade, Pietra recebeu uma enxurrada de mensagens de apoio e motivação de internautas, repudiando o preconceito e celebrando sua conquista.

Em rede social, Prince Real, maquiador que trabalhou no evento, escreveu:

“Negra, forte e linda, ela foi coroada Miss Santa Catarina, não apenas por sua aparência, mas pela luz que carrega, pela história que representa. Infelizmente, o racismo ainda tenta apagar o brilho que não consegue compreender.”

A Miss Santa Catarina 2023, Sabrina Almeida, também se manifestou sobre os ataques. Em foto ao lado de Pietra, Sabrina, que também é negra, compartilhou experiências semelhantes:

“Mesmo estando no topo, precisei lidar com comentários racistas que tentaram diminuir minha história, minha força e minha beleza. Foram ataques que machucam, mas que reforçaram em mim a certeza de que representar é resistir e que a presença de pessoas pretas em lugares de destaque incomoda quem insiste em viver na ignorância.”

Pietra também se manifestou nas redes sociais agradecendo o carinho recebido:

“Obrigada por cada mensagem, oração e palavra de carinho, essa vitória é nossa!”