APEOC PROTOCOLA REQUERIMENTO PELA VALORIZAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM FORTALEZA - .
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sexta-feira, 27 de maio de 2022

APEOC PROTOCOLA REQUERIMENTO PELA VALORIZAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM FORTALEZA

O vice-presidente da APEOC, professor Reginaldo Pinheiro, protocolou, nesta quinta-feira (26), na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, um requerimento endereçado à secretária Dalila Saldanha, solicitando respostas efetivas da SME com relação as demandas dos profissionais que trabalham no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Prefeitura de Fortaleza, principalmente no que diz respeito a valorização desses profissionais.

De acordo com a categoria a ausência de respostas da SME tem desencadeado um cenário de desvalorização nos últimos anos.

Confira abaixo as demandas e participe deste manifesto:

1. A ausência de ações sistemáticas de formação continuada dos professores (não somos há muitos anos incluídos em calendários de formação de professores da rede municipal de ensino);
2. ausência de articulação efetiva entre saúde e educação para atendimento aos estudantes com deficiência que necessitam de acompanhamento médico e terapêutico;
3. Número insuficiente de profissionais de apoio escolar, sobretudo para alunos com Transtorno do Espectro Autista.
4. A desvalorização do exercício da docência no AEE, ao desconsiderar o tempo de serviço nessa função para fins de comprovação no estágio probatório e incorporação da carga horária.
5. Tratamento diferenciado quanto aos direitos dos professores lotados nas SRMs, com encaminhamentos que variam, conforme o entendimento de cada equipe técnica dos seis Distritos de Educação da PMF.
6. Salas de aula comum lotadas e com espaço físico insuficiente para atender com qualidade as demandas de todos os alunos.
7. redução das equipes técnicas da SME e Distritos de Educação, comprometendo o acompanhamento e as orientações, sobretudo aos professores recém ingressos nesse serviço.
8. inexistência de formação continuada, na perspectiva da educação inclusiva, para professores da sala comum e gestores.
9. Impedimento ilegal da inscrição de professores de área específica para concorrerem as vagas ociosas nas SRMs.
10. Não cumprimento das metas elaboradas no plano municipal de educação (FORTALEZA, 2015) que prevê, dentre outros objetivos, a universalização da oferta do AEE em todas as escolas municipais;
11. aumento exponencial dos alunos matriculados no AEE, sem a possibilidade de acompanhamento efetivo do professor da SRM. Turmas de até 80 alunos para um único professor.
12. Esse contexto contribuiu para falta de interesse dos professores da rede em atuarem na Sala de Recurso Multifuncional aumentando a carência de professores nesse espaço.

O Sindicato APEOC que sempre prezou pelo diálogo qualificado, e que tem o protagonismo na luta em defesa da Educação e de seus profissionais, espera que por meio deste requerimento seja possível garantir avanços importantes no reconhecimento do trabalho desses(as) professores(as) que tanto fazem pela Educação Especial de nosso estado. Nos colocamos a disposição para contribuir no fortalecimento da luta para garantir a efetivação das reivindicações junto a representação dos (as) professores (as) e dos demais envolvidos.

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