Uruguai: Esquerda vence o segundo turno e Yamandú Orsi é eleito presidente

Orsi obteve mais de 49% dos votos e derrotou o conservador Álvaro Delgado

Por Ana Gabriela Sales

O candidato da Frente Ampla, Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, venceu o segundo turno das eleições e foi eleito o novo presidente do Uruguai, neste domingo (24), marcando o retorno da esquerda ao poder após cinco anos. O esquerdista teve sua campanha eleitoral apoiada pelo ex-presidente Pepe Mujica.

À meia-noite, com 99,9% das urnas apuradas, Orsi tinha 49,84% dos votos, contra 45,87% do adversário, o conservador Álvaro Delgado, que contava com o apoio do atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, de centro-direita.

Os primeiros resultados oficiais, divulgados pouco depois das 22h, mostraram que o candidato da oposição venceu a eleição com 70% dos votos computados. Logo após essas projeções, Delgado reconheceu a derrota.

“Hoje os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi”, disse ele em pronunciamento, ao lado de parceiros da coalizão governista que o apoiou no segundo turno.

“Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados“, afirmou. “Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência, e vamos fazer isso com sinceridade”, garantiu Delgado.

No primeiro turno, em 27 de outubro, Orsi já havia somado cerca de 17 pontos percentuais a mais que Delgado. Nas pesquisa, o esquerdista também estava numericamente à frente, mas empatado com o conservador dentro da margem de erro.

Lula parabeniza Orsi: “Essa é uma vitória de toda a América Latina”

O presidente Lula (PT) parabenizou Orsi na rede social X. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje“, escreveu Lula

“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional, completou o presidente brasileiro.

Orsi, que tem 57 anos e é professor de história, sucederá Pou no dia 1 de março. Ele foi governador do departamento de Canelones, uma espécie de estado que é o segundo maior do Uruguai.

Durante a campanha, Orsi afirmou que sua política será baseada no diálogo. Além disso, assim como Mujica, ele não deve morar na Residência de Suárez, a casa tradicional dos chefes de Estado do país. Segundo o esquerdista eleito, sua preferência é pela vida no campo.