Pacatuba chora a perda de sua identidade: morre Senhor Antony Fernandes

Foto Reprodução
Antonio Fernandes de Freitas

Atende pelo nome Artístico de “ Antony Fernandes “, nascido em Aracati no dia 06 de fevereiro de 1936, veio morar em Fortaleza no começo do ano de 1956 é filho de José Rodrigues de Freitas e Georgiana Cordeiro de Freitas, Estudou no Colégio Marista de Aracati, e desde 1980 reside em Pacatuba, foi também proprietário do Cine Aratanha no ano de 1963 até 1969, recebeu o Título de Cidadão Pacatubano tornando-se filho adotivo desde município com muita honra. Trabalhou em Fortaleza durante 20 (Vinte anos), no instinto Jornal “Gazeta de Notícias”, depois trabalhou no “O Jornal” e na Tribuna do Ceará, por um período menor.

Antony é Artista plástico desde jovem e participou da Exposição de Primeira galeria de pintores cearenses no Teatro José de Alencar juntamente com Juciê, Derocí, Discaura, Mário Kaúla exposição promovida por Marciano Lopes.

Participou também de uma exposição promovida pelo Jornal Gazeta de Notícias, juntamente com o famoso pintor primitivista Chico da Silva.

Seu trabalho relaciona. Pintura a óleo sobre tela. Desenho a bico de pena, etc...
Antony foi convidado pela Escola de Arquitetura na Pessoa do Arquiteto Pedro Eimar, para fazer a modelagem das peças de reposição durante a restauração da “Fonte dos Cavalos “, ou “Fonte das Sereias “, hoje instalada na Praça Murilo Borges do Banco do Nordeste em Fortaleza.

Antony também foi contratado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará por intermédio do Dr. Sérgio Marinho para confeccionar 04 (quatro) jarros de cimento com o nome de Corucheis substituindo os antigos bastantes danificados no alto da torre daquela prédio histórico.

Na cidade de Pacatuba, Antony foi convidado para exercer a Presidência do Pacatuba Esporte Clube no ano de 1978 onde sagrou-se campeão da Taça Evandro Ayres de Moura e trazendo o 1ֺº Troféu, Inter Municipal para cidade de Pacatuba, em 1997 assumiu a função de Diretor Municipal de Cultura no ano de 1997 a 2000, no ano de 1999 pintou ainda na Igreja Matriz de Pacatuba o quadro da Criação do Mundo e também o quadro do Batismo de Jesus além do pequeno altar que se encontra a imagem de Nossa Senhora de Fátima na entrada da porta principal da Igreja Matriz. 

No ano de 2004 criou o Museu Municipal de Pacatuba e exercerceu o cargo de Diretor do Museu até outubro de 2020.

Antony também reconstruiu o Altar principal da Igreja Matriz de Pacatuba no ano de 1980 a 1981, mas recentemente construiu a Gruta aonde está a imagem do Senhor Morto, no ano de 1997 projetou e construiu a Praça da Paixão, e foi o atual Diretor do evento da Paixão de Cristo de Pacatuba desde o ano de 1974 e encerrou sua participação na direção da direção da Paixão de Cristo de Pacatuba em 2019.

Antony no ano de 2003 construiu a Fonte da Praça Capitão Henrique Gonçalves da Justa, cujo a obra conta um pouco da história do nosso município.

Além de vários projetos que continuam guardados no seu ateliê. Como o projeto do açude do Piripau e o Anfiteatro da Paixão de Cristo de Pacatuba ou Praça da Paixão dentre outros mais.

Antony Fernandes é casado com a Sr.ª Elizete Maria Maia de Freitas, desde o ano de 1963 do casamento nasceu um filho que recebeu o nome de Miguel Angelus Maia de Freitas.

Fonte: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/18338/


Confira a sua obra artística: https://antonyhistoriadorr.wixsite.com/antonyhistoriador

Confira a sua entrevista cedida a Pacatuba Em Foco


Pacatuba Em Foco