Universidade afirma que vai registrar boletim de ocorrência na Polícia Federal e avaliar medidas administrativas
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) proibiu um formando do curso de Engenharia de Minas com suástica pintada no rosto de participar de colação de grau na terça-feira (18). De acordo com a UFRGS, Vinicius Krug de Souza foi advertido e removeu a pintura para poder partcipar da solenidade.
A administração da universidade relatou, em nota, que o vice-reitor e o coordenador de segurança foram até a sala em que os formandos se preparam para a cerimônia para advertir Vinicius. O formando teria sido avisado que, se não apagasse a suástica, “além de não poder colar grau, seria encaminhado para a Polícia Federal para registro de ocorrência”.
Aluno: suástica é ‘símbolo hindu’
O aluno respondeu que a imagem era um símbolo hindu e negou intenção de fazer apologia ao nazismo, mas apagou o símbolo: “Diante dessa advertência, ele concordou em apagar a pintura da suástica e manteve no rosto outros símbolos, sem relação com o nazismo, com os quais permaneceu na cerimônia.”

Vinicius Krug de Souza na sala onde foi advertido e teve de apagar a suástica pintada no rosto na UFRGS (Foto: Reprodução)
A nota também informa que “é importante destacar que a decisão da Universidade de dar prosseguimento à cerimônia dentro da possível normalidade diante deste inadmissível episódio deve-se à consideração aos demais formandos, seus familiares e convidados (…). Posto isso, a UFRGS reafirma que não tolera manifestações de ódio, de intolerância ou de ataque aos direitos humanos nos seus espaços.”

Em nota, UFRGS afirma que manteve formatura em respeito a outros alunos e familiares (Foto: RBS)
Usar suástica é crime no Brasil
A União Nacional dos Estudantes (UNE) também publicou nota sobre o episódio. A entidade lembra que “apologia ao nazismo é crime” e cobra da reitoria da UFRGS a anulação da formatura e da entrega do diploma do aluno.
De acordo com Lei 7.716/1989, é crime: “Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.” A pena prevista é de prisão de dois a cinco anos e multa.
A nota da UNE classifica episódio como “absurdo”. “Enquanto representação máxima dos estudantes da UFRGS, reafirmamos que apologia ao nazismo. É CRIME (sic) e essa ação não passará impune. A UFRGS é território antifascista e não aceitaremos que se normalizem ações como essa dentro da nossa universidade. Nazistas não passarão!””
https://iclnoticias.com.br/ufrgs-proibe-aluno-suastica-em-formatura/