Farmácia Popular: 9 mil foram descredenciadas por irregularidades - .

Pacatuba Em Foco

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Farmácia Popular: 9 mil foram descredenciadas por irregularidades

Investimentos no programa chegaram a R$ 4,2 bilhões em 2025


Oussama El Ghaouri

O Ministério da Saúde e a CGU, a Controladoria-Geral da União, iniciaram nesta quinta-feira (28), inspeções em farmácias do Programa Farmácia Popular. As ações são em mais de 20 estados. O objetivo é garantir o bom uso do dinheiro público, o acesso aos remédios e um atendimento de qualidade à população.

A iniciativa acontece depois que o Governo Federal ter quase dobrado o investimento no programa, chegando a R$ 4,2 bilhões em 2025. Isso, além de ter colocado em prática a gratuidade integral de todos os 41 itens disponibilizados pelo Farmácia Popular, segundo o Ministério da Saúde.

As fiscalizações foram retomadas após interrupção em 2021 e verificam documentos e registros de entrega de remédios. A renovação anual obrigatória do credenciamento das farmácias também voltou a funcionar depois da suspensão em 2018.

Este mês, mais de 9 mil farmácias foram descredenciadas por irregularidades, e outras 5 mil tiveram atividades suspensas, segundo o Governo Federal. Atualmente, mais de 24 mil farmácias estão ativas no Farmácia Popular em todo o país, cobrindo 97% da população.

Entre os 41 itens incluídos no programa, estão medicamentos para hipertensão, diabetes, asma e mal de Parkinson, além de anticoncepcionais. Também são fornecidas fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.

No primeiro semestre de 2025, 22 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo Farmácia Popular.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Pacatuba Em Foco | 2025