Fim do concurso público? STF admite contratação de servidores fora do regime jurídico único

Para críticos, o STF tomou decisão grave que pode afetar a estabilidade no setor público.

O jornalista Luis Nassif entrevista nesta a advogada especializada na defesa de direitos de servidores públicos, Leticia Kaufmann, e o advogado Luiz Alberto dos Santos, patrono de ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona a mudança no regime de contratação dos servidores públicos. A entrevista será transmitida ao vivo nesta sexta (8), a partir das 18 horas, pelo canal do GGN no Youtube [assista abaixo]

Depois de mais de 20 anos de tramitação, o Supremo Tribunal Federal decidiu colocar em pauta nesta semana a ADI 2135 e rejeitar o mérito da ação que pediu a declaração de inconstitucionalidade de parte da reforma administrativa aprovada pelo governo FHC em 1998, no que tange o regime de contratação dos servidores públicos.

O STF entendeu que a votação do Congresso foi regular e que o Poder Judiciário não deve interferir no Legislativo, na tentativa de reverter o que foi aprovado. Com isso, mudanças no regime de contratação de servidores públicos estão a caminho e preocupam especialistas.

A medida não afetará servidores já contratados, mas sim os novos servidores públicos, que poderão ser registrados fora do regime jurídico único, ou seja, sob as mesmas regras de trabalhadores CLT ou PJ. Para críticos, o STF tomou uma decisão grave, que pode afetar a estabilidade no serviço público, acabar com os concursos, entre outros desdobramentos.

Para conversar sobre o tema, Luis Nassif entrevista convidados especiais nesta sexta (8/11), ao vivo, a partir das 18 horas.

Envie sua dúvida no chat ao vivo!

Assista abaixo a partir das 18 horas desta sexta, 8 de novembro:

https://jornalggn.com.br/noticia/fim-do-concurso-publico-stf-admite-contratacao-de-servidores-fora-do-regime-juridico-unico/